CONGRESSO DE PEDIATRIA DEBATE USO DE HOMEOPATIA CONTRA ANSIEDADE INFANTIL

CONSOPERJ discute transtornos de comportamento e como eles podem ser tratados

 

Um levantamento estatístico realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) indica que cerca de 6% das crianças em idade escolar, entre 10 e 13 anos, já faz uso de drogas isentas de prescrição, como os ansiolíticos. Os transtornos de ansiedade, e de comportamento em geral na infância, e a utilização da Homeopatia como forma de tratamento serão abordados no XII CONSOPERJ, congresso organizado e promovido pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), entre os dias 10 e 12 de outubro no Centro de Convenções Sul-América.

“Pretendo relacionar alguns sintomas físicos apresentados por crianças em idade escolar a transtornos de comportamento”, explica Denise Medrado, presidente do Comitê de Homeopatia da SOPERJ e que vai presidir uma mesa de debates no Congresso sobre Homeopatia. “Esse tratamento busca atender o paciente como um todo e soma em seu repertório de análise de sintomas, de modo hierarquizado, os sintomas físicos e mentais para selecionar o medicamento mais adequado e individualizado, levando também em consideração aspectos familiares e do ambiente escolar da criança”, completa a pediatra.

A Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida por atuar de modo a tratar o indivíduo como um todo, utilizando substâncias do reino vegetal, animal e mineral, diluídas e dinamizadas. Deve ser usada com critério, pois deve tratar de modo único e individualizados os sintomas referidos pelo paciente.

O XII CONSOPERJ será de 10 a 12 de outubro no Centro de Convenções Sul-América, no Centro do Rio de Janeiro. Este ano o tema central será “Emergência”, e entre conferências, mesas redondas, painéis e fóruns, o evento terá cerca de 60 atividades. A mesa-redonda “Homeopatia” será no dia 12, a partir das 10h45, e terá três palestrantes: o homeopata e membro efetivo da Organização Medica Homeopática Internacional, Francisco Freitas (tema “Doutor, meu filho não dorme”), o professor e homeopata Rodrigo Mello (tema “Alergias respiratórias”) e Denise Medrado (tema “Transtornos no comportamento da infância”).

Segundo a presidente da SOPERJ, Isabel Rey Madeira, “o objetivo nesse XII CONSOPERJ é de nacionalizar o congresso, trazendo pediatras de outros estados. Além do tema central, Emergência, vamos abordar atualizações em temas clássicos de Pediatria, tradicionalmente uma marca do CONSOPERJ. E teremos como novidade seções interativas e as clássicas exposições de pôsteres e temas livres, com oportunidade para a troca de saberes”.