CONGRESSO DE PEDIATRIA NO RIO ALERTA PARA AUMENTO DA INCIDÊNCIA DO DIABETES MELLITUS

CONSOPERJ debate a segunda doença crônica mais comum na infância e na adolescência

 

Dados epidemiológicos sugerem que a incidência do Diabetes Mellitus está aumentando em todas as faixas etárias. Doença grave, de evolução lenta e progressiva, ela é a segunda doença crônica mais comum na infância e adolescência. Esses dados serão analisados pela endocrinologista pediátrica Marilena de Menezes Cordeiro, membro do Comitê de Endocrinologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), durante a mesa-redonda “Distúrbios do Metabolismo da Glicose” no próximo dia 12, no Congresso da SOPERJ.

 

“Estudos mostram um aumento mais elevado em crianças menores de cinco anos de idade (6,3%), seguido de escolares (3,1%) e adolescentes entre 10-14 anos (2,4%)”, diz ela. “Especula-se que as mudanças ambientais e a maior exposição a doenças virais estejam contribuindo para esse aumento de casos”, completa.

 

O tema da palestra de Marilena de Menezes Cordeiro será “Abordagem inicial do paciente diabético”. Ela explica que “o grande desafio do médico e sua equipe é estimular o envolvimento do paciente e da família. O processo de 'educação em diabetes' deve ser iniciado logo após a superação pela família do impacto emocional e psicológico inicial, e consiste no esclarecimento do paciente e de sua família sobre a doença, assim como o treinamento das técnicas para automonitoramento, na elaboração do seu plano alimentar, atividade física e a seguir as orientações médicas quanto ao esquema de insulina (basal x bolus)”. Segundo ela, “todo esse processo visa prevenir as complicações agudas, crônicas e acima de tudo a melhoria da qualidade de vida”, finaliza.

 

A mesa-redonda faz parte da programação do XII CONSOPERJ, que vai acontecer de 10 a 12 de outubro no Centro de Convenções Sul-América, no Centro do Rio de Janeiro. Este ano o tema central será “Emergência”, e entre conferências, mesas redondas, painéis e fóruns, o evento terá cerca de 60 atividades. Outras duas palestras vão abordar o tema: “Cetoacidose”, com a endocrinologista Renata Szundy Berardo, e “Hipo e Hiperglicemia na idade escolar”, com o pediatra Daniel Luis Schueftan Gilban.

 

Segundo a presidente da SOPERJ, Isabel Rey Madeira, “o objetivo nesse XII CONSOPERJ é de nacionalizar o congresso, trazendo pediatras de outros estados. Além do tema central, Emergência, vamos abordar atualizações em temas clássicos de Pediatria, tradicionalmente uma marca do CONSOPERJ. E teremos como novidade seções interativas e as clássicas exposições de pôsteres e temas livres, com oportunidade para a troca de saberes”.

 

DB Press – Debora Meth – 99963.8533