CONSOPERJ 2023: Conferência de Abertura

“Ninguém pode olhar o futuro sem olhar o passado.” Foi assim que a Dra. Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, iniciou a Conferência de Abertura do XV Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (CONSOPERJ 2023), que abordou o que aprendemos com a pandemia e as perspectivas.

“O passado nos ensina desde as pestes negras. Por isso, é preciso olhar para ele e ver tudo o que a medicina progrediu ao longo do tempo, ver os registros da história e os exemplos positivos para buscar aprender sempre com eles”, disse a médica.

Durante a apresentação, a especialista falou sobre a origem do SARS-CoV-2, a análise das zoonoses versus meio ambiente, as descobertas e percepções da pandemia, os impactos na saúde pública e o impacto social causados no mundo, os dados de vacinação e adesão, que são elementos fundamentais para controle de futuros problemas, entre outras questões.

De acordo com a Dra. Margareth, o mundo precisa estar preparado para as novas zoonoses. “Os especialistas afirmam que a probabilidade das novas pandemias serem originadas por zoonoses é muito grande. Por isso, precisamos estar preparados e hoje já há um monitoramento com relação a isso.”

Legado

A médica destacou que, atualmente, são mais de 200 mil trabalhos científicos publicados em muitas áreas e assuntos – genética, novos tratamentos, novas vacinas – e destacou que o Brasil é o 10º pais em publicações científicas, mesmo com as adversidades.

“O Brasil teve uma participação muito boa a respeito de todas as adversidades, muito produtiva. Destaco o trabalho de duas mulheres brasileiras que em 4 dias desvendaram o genoma do SARS-CoV-2. É uma grande conquista para a Ciência e o país.”

Além da contribuição e da elaboração de inúmeros trabalhos científicos, a especialista também destacou que: as pesquisas ganharam agilidade; o setor de saúde foi desafiado como nunca, mas mostrou eficiência; a iniciativa privada teve uma participação ativa; a Ciência venceu o empirismo; aprendemos que a Covid-19 é uma doença tempestuosa e não apenas respiratória.

Pós Covid-19: O que esperar
  • Formação de recursos humanos qualificados para o enfrentamento de epidemias em várias profissões;
  • Investimentos em pesquisas;
  • Tecnologia e inovação – telemedicina no SUS;
  • Autonomia na produção de vacinas e fármacos;
  • Aprovação regulatória ANVISA e Conitec para incorporação de vacinas e tratamentos;
  • Vigilância genômica permanente;
  • Voluntariado de nova qualidade;
  • SUS como o maior patrimônio social e econômico.