DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É O TEMA DA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO EM 2016

Pediatras garantem: amamentar é indispensável à preservação da vida

Abertura nacional da Semana Mundial de Aleitamento Materno, no dia 6 de agosto de 2016, na Casa Brasil, no Porto Maravilha.
Presentes o pediatra Dr. Sergio Gama, assessor da SES do Estado do RJ,  Dra. Conceição Salomão, membro do Comitê de Aleitamento Materno da filiada da SBP,  
representando a SOPERJ, a presidente Dra. Isabel Madeira, a enfermeira Abilene Gouvêa e as pediatras Dra. Elsa Giugliani,
presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP e Dra. Adeir Brazileiro também membro do Comitê de Aleitamento Materno da filiada da SBP.

A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mais uma vez vão estar juntas na promoção da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), cujo tema desse ano será "Amamentação: Uma chave para o desenvolvimento sustentável". O objetivo é mostrar como amamentar é importante e contribui para que se atinjam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), traçados em 2015 por líderes mundiais e a ONU para o período 2016-2030 e acordados com base nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, buscando avanços por meio de um caminho de sustentabilidade.

A SMAM 2016 – estratégia idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, sigla em inglês) – será celebrada entre os dias 01 e 07 de agosto, em todo o mundo. Mas a SOPERJ realiza seu evento no próximo dia 30 de julho, das 9h às 13h, no Jardim Zoológico, na Quinta da Boa Vista, em razão de a cidade do Rio, em agosto, estar toda comprometida com a realização dos Jogos Olímpicos.

Os ODS têm 17 metas que se aplicam a todos os países da mesma forma e abrangem questões como alterações climáticas, pobreza, fome, vida saudável, bem-estar, educação e produção agrícola, com consumo sustentável. Mesmo não estando diretamente citada, a amamentação é componente importante no desenvolvimento sustentável pois o leite materno é o alimento mais acessível, seguro, completo e está sempre disponível no momento certo para bebês e crianças pequenas, em qualquer lugar do mundo.

É importante ressaltar que amamentar é cidadania, pois são direitos da mulher amamentar e do bebê, o de ser amamentado. A amamentação reduz o impacto dos desastres naturais e pode reduzir o abandono e a violência contra crianças. E, é claro, reduz a desnutrição, os índices de mortalidade infantil, previne a obesidade e outras doenças crônicas. Para a mulher, é importante também pois reduz o risco de algumas doenças, como o câncer de mama e a osteoporose. O ato de amamentar preserva e fortalece algumas culturas e, segundo pesquisas recentes, se promovido por mais de um ano pode proporcionar maior QI (quociente de inteligência) e maior renda média quando adulto.

Evento – Semana Mundial de Aleitamento Materno
Local – Jardim Zoológico, Quinta da Boa Vista
Dia e Horário – 30 de julho (sábado), das 9h às 13h