O mês de março começa com a conscientização e a luta contra a obesidade, com o Dia Mundial da Obesidade, lembrado no dia 4 de março. Para marcar a data, a World Obesity Federation (WOF) divulgou no dia 1º o Atlas Mundial de 2024.
Segundo o relatório, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas e a previsão é de que esse número aumente nos próximos anos. O documento destaca ainda que a estimativa é que mais de 700 milhões de crianças e adolescentes estarão com sobrepeso e obesidade até 2035.
Os dados mostram que, nas últimas décadas, as taxas de obesidade na faixa etária de 5 a 19 anos quadruplicaram, o que aumentou ainda mais a preocupação das organizações e sociedades médicas.
Por isso, os especialistas destacam a importância de frear esse avanço da obesidade na infância e adolescência, já que a probabilidade desses jovens se tornarem adultos obesos é significativa. Com isso, aumenta os riscos do desenvolvimento de diversas condições crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas cardiovasculares, entre outras.
Alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS)
A OMS chama a atenção para os riscos da obesidade e defende algumas estratégias para combater essa epidemia mundial. Entre as sugestões da Organização estão:
- Ações de incentivo às práticas saudáveis desde os primeiros dias de vida, incluindo a importância e apoio da amamentação;
- A regulamentação sobre as propagandas de alimentos e bebidas para crianças e adolescentes;
- Políticas de alimentação e nutrição escolar;
- Políticas de rotulagem nutricional;
- Campanhas educativas de alimentação saudável;
- Estímulo à atividade física dentro e fora das escolas.
A SOPERJ destaca que a obesidade é uma condição complexa e multifatorial que precisa de uma abordagem e um debate mais amplo. Por isso, o dia 4 de março é a oportunidade de discutir o tema, compartilhar conhecimentos e experiências e pensar juntos políticas públicas no combate à doença.
Acesse o Atlas Mundial da Obesidade 2024.
Cristo Redentor Iluminado
A noite de segunda-feira, 4 de março, uma ação no Santuário do Cristo Redentor procurou chamar a atenção do público, autoridades e população para a importância de cuidar e tratar pessoas com obesidade.
A cerimônia foi organizada pelo Núcleo Saúde e Fé do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, ABESO e SBEM, contando com representantes de diversas sociedades científicas. O Dr. Claudio Hoineff, presidente da SOPERJ e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria, esteve presente e falou sobre a gravidade do problema. A cor para iluminar o Cristo Redentor foi uma definição recente, como símbolo internacional da campanha de conscientização sobre a obesidade, da WOF, mostrando que a gravidade do problema afeta o mundo todo.
Ver essa foto no Instagram