Editorial

Autor:Marilene Crispino Santos

Colegas Pediatras:
Este é o primeiro número da nova fase da Revista de Pediatria SOPERJ, que agora se apresenta com uma nova diagramação visual. Ela foi idealizada para que pudéssemos atender às necessidades dos pediatras, de tal forma que os temas de revisão aqui apresentados se constituíssem em um material de consulta adicional, facilitando o nosso dia a dia já tão atribulado pelas tarefas rotineiras. Periodicamente todos estarão tendo a oportunidade de rever, através de uma leitura concisa, clara e objetiva, os mais variados assuntos de interesse prático, de cunho atual e com o rigor científico desejado. Esperamos assim continuar mantendo o fiel propósito de contribuir cada vez mais para o aprimoramento técnico-profissional, de permanecer ao alcance das expectativas e de corresponder à confiança depositada na Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro.
Por isso mesmo, não poderíamos deixar de, no dia 27 de julho, parabenizar mais uma vez todos os pediatras – profissionais especiais – que exercem suas atividades com arte para elaborar formas de comunicação com quem ainda, muitas vezes, não sabe falar e, com segurança, para conduzir crianças e adolescentes a uma vida saudável. Nosso reconhecimento a aqueles que exercem seus ofícios com ciência e consciência que derivam de uma prática diária de trabalho nos ambulatórios, emergências, enfermarias e de consultas constantes e inesgotáveis, aos livros e aos textos que fornecem o arcabouço teórico da especialidade. Nossos cumprimentos a aqueles que enfrentam desafios diários com sabedoria, mantendo-se humildes,ainda que cercados de acertos, mantendo-se cuidadosos, ainda que tudo pareça fácil, mantendo-se fortes e confiantes, ainda que tudo em volta pareça desabar, sendo capazes de confortar pacientes e familiares fragilizados e angustiados pelo medo e pela insegurança que inspiram o sofrimento físico, mental e social.
Aos pediatras nosso desejo de que a arte de tratar e de cuidar de crianças e adolescentes continue sendo exercida com rara sensibilidade e, com determinação para identificar e apontar os melhores caminhos, conduzindo para um futuro igualmente promissor a todos. Parabéns!

Fonte:Revista de Pediatria SOPERJ – Ano 4 – nº 2 – Julho a Agosto de 2003