Enurese – Doença na bexiga

Na semana passada, a apresentadora Astrid divulgou um alerta em seu twitter: "Diariamente crianças apanhampor fazer xixi na cama porque os pais não sabem que pode ser uma doença." Chamado de enurese, o problema atinge crianças maiores de 5 anos. A falta de controle sobre a urina afeta ainda 2% dos adolescentes e 1% dos adultos jovens.

— Existe um forte fator genético ligado à enurese. A pessoa não consegue reter o xixi porque tem a bexiga pequena ou tem um descontrole hormonal que aumenta o volume de urina produzida durante a noite — explica a presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio, Eliane Garcez.

Aliado a essas causas, existe ainda um outro problema: o mau funcionamento do sistema que avisa ao cérebro que está na hora de acordar para ir ao banheiro.

— Quando a bexiga enche, ela envia um sinal pela medula para um local do cérebro chamado centro pontino de micção. Ele, por sua vez, deixa o sono mais superficial. De 15 a 20 minutos depois, a pessoa acorda. No paciente com enurese, esse despertar não acontece — afirma.

Pais não devem brigar

Quanto mais os pais punem os filhos que fazem xixi na cama, mais ansiosos eles ficam, o que pode agravar ainda mais o quadro. O certo é procurar ajuda médica o mais rápido possível.

— Numa pesquisa vimos que 57% das crianças de uma comunidade do Rio eram punidas pelo xixi na cama. É preciso tirar a culpa dessas crianças. Além disso, a enurese pode ser um alerta para diabetes e outras doenças.