Hipertensão Primária na Infância e Adolescência

A hipertensão primária, mais comum entre os adultos, está cada vez mais presente nos consultórios pediátricos. É o que informou o mais recente Guideline da American Heart Association (AHA). O documento destacou que a prevalência deste tipo de hipertensão arterial (HA) entre os jovens vem aumentando, cerca de 2% a 5%, e chama a atenção principalmente para os adolescentes, o grupo mais propenso a desenvolver esse tipo de HA.

A obesidade infantil foi um dos pontos destacados pela entidade, que reforçou também a importância do monitoramento regular da pressão arterial de todos os pacientes pediátricos. Segundo a AHA, anteriormente não se media a pressão arterial (PA) de crianças e adolescentes assintomáticos. No entanto, com o aumento dos casos se torna fundamental incluir a prática na rotina de consultas.

O tema é de extrema relevância e é importante reforçar esta semana devido ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, lembrado neste 26 de abril.

A SOPERJ reforça que a prevenção da hipertensão primária passa por um estilo de vida saudável, incluindo alimentação adequada e atividade física regular.

O Guideline completo da American Heart Association sobre o tema está disponível no link.

Pediatric Primary Hypertension: An Underrecognized Condition: A Scientific Statement From the American Heart Association