Homenagem na SOPERJ

A SOPERJ promoveu nesta quarta-feira, 26 de julho, uma pequena homenagem aos pioneiros do Programa de Reanimação Neonatal no Brasil, junto com a gestão atual do Programa de São Paulo. O evento ocorreu durante o Curso de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco, na sede da Sociedade.

Segundo a Dra. Giselda de Carvalho da Silva, que coordena o Programa no Rio de Janeiro ao lado do Dr. Gustavo Benvenuti, essas pessoas trouxeram o programa para o Brasil e dinamizaram os conhecimentos e treinamentos em serviço numa tentativa de melhorar a qualidade da assistência perinatal.

“Alguns deles continuam a atuar e respondem por alguns serviços como o Dr. Luiz Eduardo V. Miranda, Dra. Alzira Lobo, Dra. Izabel Mendes, Dr. José Roberto M. Ramos, Dr. José Maria, Dr. Arnaldo Bueno, Dra. Laura de Fátima Dias e em intenção o Prof. Dias Rego.”

A médica contou que a homenagem foi uma surpresa para os profissionais, que foram convidados por ela, casualmente, para falarem sobre o histórico do transporte neonatal. “Acho que foi a primeira vez que eles foram homenageados diretamente pelo pessoal do Programa de Reanimação. Foi muito emocionante e valeu a pena”, completou.

Dra. Giselda reforçou ainda que eles deram o pontapé inicial num trabalho que tem o reconhecimento mundial, já que o Programa de Reanimação Neonatal é hoje o segundo maior do mundo, e eles iniciaram no Brasil, conforme consta nos anais da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O curso foi trazido para o Brasil através do Dr. Luis Eduardo Vaz de Miranda, junto com o Dr. José Maria Lopes. Na época, as doutoras Ruth Grinsburg e Maria Fernanda Branco, que gerem o Programa Nacional de Reanimação Neonatal, começaram a dinamizar o curso em São Paulo. O projeto foi uma conjunção de médicos com destaque no RJ e SP.

Participaram do evento além da Dra. Giselda, o Dr. Claudio Hoineff, presidente da SOPERJ, a Dra. Márcia Fernanda da Costa Carvalho e a Dra. Christianne d’Almeida Martins, diretoras da SOPERJ, e o Dr. Gustavo Benvenutti, coordenador do curso e adjunto no Programa de Reanimação Neonatal.