Imunobiológicos especiais (CRIE) e Vacinação de Viajantes (IPEC)

Autor:Gerência de Programas de Imunizações

O Ministério da Saúde, por intermédio do Programa Nacional de Imunizações-PNI, vem investindo na aquisição de produtos imunobiológicos de moderna tecnologia e alto custo para os CRIEs (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), com intuito de beneficiar uma parcela especial da população que, por motivos biológicos, são impedidos de usufruir dos benefícios dos produtos que se encontram na rotina, disponibilizados na rede pública.
1. Profilaxia em pré-exposição a agentes infecciosos de determinados grupos de risco.
As indicações dos Imunobiológicos disponíveis no CRIE beneficiam pacientes que podem ser agrupados em 3 principais categorias:
2. Substituição de produtos disponíveis na rotina do País, quando não puderem ser utilizados devido à hipersensibilidade ou eventos adversos graves em usos anteriores.
3. Imunização de indivíduos com imunodeficiências.
Localização do CRIE: Hospital Municipal Jesus
Endereço: Rua Oito de Dezembro, 717 Vila Isabel RJ
Telefone: 2569-4088 (Ramal 208 ou 205)
Atendimento na Rotina: 2ª a 6ª feira das 08:00 às 16:00 h. Responsável: Dra Myrtes Amorelli
Encaminhamento ao CRIE: O paciente deve ser referenciado através da Ficha de Encaminhamento ao CRIE, devidamente preenchida, assinada e carimbada pelo médico requisitante. O paciente deve ser orientado a procurar o CRIE nos horários de atendimento da rotina.

Para vacinas indicadas para VIAJANTES procurar o IPEC:
“O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC), da Fiocruz, possui um Centro de Medicina de Viagem, que oferece orientação sobre os cuidados com a saúde antes de viajar. Essa orientação é feita em consulta individual por um médico infectologista, que avalia todos os riscos presentes no destino da viagem, considerando também a situação de saúde do viajante.
Vacinas que sejam indicadas durante a consulta são aplicadas no próprio IPEC. O agendamento deve ser feito através dos telefones 3865-9515 / 3865-9506 com a maior antecedência possível, e o viajante deve informar o destino da viagem no momento da marcação. É importante levar todos os comprovantes de vacinação no dia da consulta.”