Centro Carioca de Vacinação

O  Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV) foi inaugurado no sábado, 28 de janeiro, em Botafogo. A SOPERJ esteve presente na cerimônia, com a participação do presidente da Sociedade, Dr. Claudio Hoineff, acompanhado da presidente do Departamento Científico de Imunização da SOPERJ, Dra. Isabella Ballalai; e da presidente do Departamento Científico de Infectologia da SOPERJ, Dra. Tânia Petraglia.

Na foto, membros da Sociedade com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Daniel Soranz.

Dedicação à Imunização

O Centro Carioca de Vacinação Myrtes Amorelli Gonzaga será dedicado exclusivamente aos serviços de imunização, funcionando de domingo a domingo, das 8h às 22h.

A unidade está instalada no prédio histórico ao lado do Hospital Municipal Rocha Maia e vai absorver também o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais Myrtes Amorelli Gonzaga (CRIE), voltado para o atendimento de pacientes com necessidades clínicas específicas.

O nome do Centro é para homenagear a Dra. Myrtes Amorelli Gonzaga, uma das pioneiras da infectologia pediátrica, que também ocupou o cargo de presidente da SOPERJ. “A importância para os pediatras do Rio de Janeiro é enorme, porque é uma forma de enfrentar o negacionismo em relação, não só a vacinação contra a Covid-19, mas de todas as demais vacinas”, reforçou o Dr. Hoineff, presidente da SOPERJ.

Ele lembra que os índices de vacinação contra a pólio e o sarampo estão muito baixos e a esperança é que, uma iniciativa como essa, possa fazer com que o Rio de Janeiro alcance as metas previstas para todas as crianças.

Atendimento Diário

A previsão é que o SCCV atenda a cerca de 600 pessoas por dia, contando com uma equipe formada por médicos (infectologistas, pediatras e alergistas/imunologistas), enfermeiros e técnicos de enfermagem.

De acordo com a Prefeitura do Rio, a nova unidade ampliará também o atendimento a crianças e adultos portadores de quadros clínicos especiais, e com histórico de evento pós-vacinal ou de alergia a algum componente vacinal.

A sala de imunização de rotina será aberta ao público em geral por demanda espontânea e, para isso, basta procurar o atendimento para atualização vacinal, levando, sempre que possível, a caderneta ou comprovante de vacinação.

O novo espaço fica no prédio da Rua General Severiano, 91.