*Lançamento do livro Saúde Mental da Criança e do Adolescente, da SOPERJ

Uma noite memorável. Esta é a melhor definição para o lançamento do livro Saúde Mental da Criança e do Adolescente, da série pediatria SOPERJ, que aconteceu na noite do sábado 29, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. Dividida em dois momentos, a noite de lançamento começou com um bate-papo informal com os autores para um auditório lotado de profissionais de diferentes áreas, além de pais e outros convidados.
Após o término da conversa entre autores e plateia, começou o lançamento com os médicos autografando os exemplares enquanto era servido um coquetel para as pessoas que lotaram a Livraria da Travessa para conversarem de perto com os autores e terem a dedicatória e assinatura de cada um deles. Todos os presentes eram unânimes em ressaltar a importância da obra, que se tornou mais ampla nesta nova edição, e que tem a proposta de ser mais acessível a outros profissionais que também atuem na área de saúde e aos pais.
Presidente do Departamento de Saúde Mental da SOPERJ, a médica Gabriela Crenzel fala sobre a noite de lançamento. “O Departamento de Saúde Mental e a SOPERJ estão em festa. Com este lançamento estamos começando uma nova etapa sobre temas da maior importância para a saúde das crianças e dos adolescentes. A noite de lançamento foi uma troca muito rica entre todos profissionais que lidam com crianças, especialmente os pediatras”, disse Gabriela Crenzel. 
 A médica ainda ressaltou: “nós, do Departamento de Saúde Mental da SOPERJ, e do grupo de trabalho da Sociedade Brasileira de Pediatria, estamos certos de que este é um grande passo no sentido de cuidados de nossas crianças e adolescentes. O lançamento do livro foi empolgante”.
Outra autora da obra, a médica Cecy Dunshee de Abranches também comentou o lançamento: “foi uma noite excelente. O bate-papo inicial teve o objetivo de aproximar as pessoas, de usar uma linguagem menos técnica e mais acessível a todos. Nossa intenção era atingir um público bem abrangente e conseguimos. Vimos na plateia profissionais de diferentes áreas participando com a gente”, disse. 
Cecy Dunshee de Abranches ressaltou também que uma das missões do livro é sensibilizar ainda mais pessoas que lidam com crianças e adolescentes, fazer com que todos tenham um olhar de mais atenção, ouvindo suas queixas e compreendendo melhor.  
O livro Saúde Mental da Criança e do Adolescente foi escrito pelos médicos Roberto Santoro Almeida, Rossano Cabral Lima, Gabriela Crenzel e Cecy Dunshee de Abranches e apresenta um panorama completo e atualizado da saúde mental na infância e adolescência. A organização da obra foi por Adriana Rocha Brito e Anna Tereza Miranda Soares de Moura. Os editores são Isabel Rey Madeira, Edson Ferreira Liberal e Márcio Moacyr Vasconcelos.