MÉDICOS E AUTORIDADES DEBATEM O ZIKA VÍRUS EM CONGRESSO DE PEDIATRIA NO RIO

CONSOPERJ terá como tema central “Emergências” e vai reunir especialistas de todo o país

Os aspectos da infecção pelo Zika vírus e o impacto dela na saúde pública serão o tema de uma conferência e de uma mesa-redonda com autoridades, no primeiro dia do XII CONSOPERJ, congresso organizado pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ). O evento, com pediatras e outros especialistas de todo o país, será entre os próximos dias 10 e 12, no Centro de Convenções Sul-América, e terá como tema central “Emergências” e entre conferências, mesas redondas, painéis e fóruns, o congresso terá cerca de 60 atividades.

 

“Vamos mostrar a necessidade de readaptação nos fluxos administrativos para um melhor acesso às crianças vítimas da infecção congênita e suas múltiplas necessidades assistenciais”, diz Tânia Petraglia, presidente do Comitê de Infectologia da SOPERJ. “Cerca de 80% das infecções são assintomáticas e, quando sintomáticas, sua apresentação é em geral branda. A Síndrome de Guillain Barré foi associada ao virus, assim como a microcefalia, mas precisamos abordar a transmissão do Zika virus na sua forma vertical, como uma infecção congênita, o que impõe uma série de investigações adicionais, utilização de exames complementares e profissionais qualificados, tornando-se um desafio em saúde pública”, completa.

 

Tânia Petraglia destaca que há muitos assuntos ainda a serem discutidos sobre o Zika vírus. “O Brasil vem aprendendo com essa infecção introduzida no país recentemente, pois ainda é desconhecida a sua história natural. Estamos ensinando ao mundo esse aprendizado”, conclui.

 

A conferência sobre Zika, no dia 10, terá como palestrante a presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Maria Angela Wanderley Rocha, que vai falar sobre o tema “A clínica do feto à adolescência”. Em seguida haverá uma mesa-redonda com a presença do Subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, que vai apresentar os indicadores da infecção no Estado do Rio. Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, Myrna Bonaldo dará uma palestra sobre “Vírus Zika” e a Médica Neurologista infantil do Instituto Fernandes Figueira, Tania Saad vai abordar o “Atendimento a crianças com microcefalia”.

 

Segundo a presidente da SOPERJ, Isabel Rey Madeira, “o objetivo nesse XII CONSOPERJ é de nacionalizar o congresso, trazendo pediatras de outros estados. Além do tema central, Emergência, vamos abordar atualizações em temas clássicos de Pediatria, tradicionalmente uma marca do CONSOPERJ. E teremos como novidade seções interativas e as clássicas exposições de pôsteres e temas livres, com oportunidade para a troca de saberes”.

 

DB Press – Debora Meth
999638533