Mensagem da presidente

Autor:Dra. Maria de Fátima Goulart Coutinho

A gestão da diretoria da SOPERJ para o triênio 2007-2009 teve início em 2 de janeiro de 2007 e, embora esteja bastante trabalhosa, a esperança da tão desejada integração muito tem sido fomentada, o que acaba por transformar o trabalho numa enorme fonte de prazer.
A diretoria executiva já fez algumas reuniões com propostas que resultaram em algumas mudanças na estrutura dos comitês científicos.
Criamos um Comitê Científico de Bioética, ao entender que, embora essas questões já fizessem parte das discussões diárias nos diversos segmentos da SOPERJ, exigiam maior organização do pensamento, oportunizando ampliar a capacidade reflexiva para o enfrentamento dos novos desafios que se apresentam ao pediatra.
O antigo GT de Segurança da Criança e do Adolescente transformou-se em comitê científico, buscando um fortalecimento de suas ações tanto no meio pediátrico como na sociedade como um todo.
O Comitê Científico de Emergência e Tratamento Intensivo foi desmembrado em dois comitês distintos, possibilitando facilitar o direcionamento das ações específicas e atender a uma necessidade apontada por nossos colegas pediatras que trabalham em serviços de emergência, no sentido de favorecer a organização dos mesmos em nosso estado.
O regulamento dos comitês científicos está em discussão para sofrer mudanças que possibilitarão ampliar a participação dos pediatras junto a SOPERJ. Assim, solicitamos que o colega pediatra fique atento às informações do site e do boletim, pois estaremos divulgando essas modificações muito brevemente.
A primeira reunião dos presidentes dos comitês científicos foi bastante produtiva, com presença integral dos presidentes que, além de apresentarem suas propostas de trabalho, mostraram bastante entusiasmo e um forte desejo do trabalho integrado, o que muito contribui para o fortalecimento da Pediatria em nosso estado.
Assim sendo, muito embora esse começo de ano tenha suas ações lentificadas pelo fato de muitos colegas estarem de férias, a SOPERJ tem-se mantido ativa, esperando uma maior participação de todo o corpo pediátrico do Rio de Janeiro.