Movimento Nacional Pela Vacinação

“Vacina é vida. Vacina é para todos”. Foi com essa mensagem que o Ministério da Saúde lançou, no último dia 27 de fevereiro, o Movimento Nacional pela Vacinação, que inclui a vacina da Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

O objetivo da mobilização é estimular a imunização, retomar a confiança da população nas vacinas e atingir a meta de coberturas vacinais no país, que nos últimos anos ficou abaixo do ideal.

A SOPERJ acompanhou o lançamento feito pela ministra da saúde, Nísia Trindade, durante o evento Comunidade Global de Tecnologia Sustentável e Inovação (G-Stic), no Rio de Janeiro. Durante a coletiva, ela falou sobre o movimento.

A Campanha

Será dividida em etapas. Nessa primeira fase, a aplicação é das doses de reforço bivalente contra a Covid-19 em pessoas que têm o risco de desenvolver as formas mais graves da doença. Idosos acima de 70 anos, pessoas imunodeprimidas, funcionários e quem vive em instituições permanentes serão os primeiros vacinados.

Os demais grupos serão inseridos conforme a campanha for avançando. As crianças e os adolescentes poderão ser vacinados a partir de março, ainda com a dose de reforço da Covid-19.

Lembrando que é preciso ter completado o ciclo vacinal para receber a dose de reforço bivalente. Além disso, é importante um intervalo de quatro meses da última dose.

No cronograma do Movimento ainda está incluída a campanha da Influenza, com início em abril, e a atualização da caderneta de vacinação, em maio.

O Ministério da Saúde pretende, também, estimular ações nas escolas para incentivar a vacinação e atualização de todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional.

A SOPERJ apoia o Movimento e reforça a importância da iniciativa, visto que os índices de vacinação caíram nos últimos anos no país, e podem ocasionar o retorno de doenças que já estavam controladas no Brasil, como a poliomielite.

A vacinação é a melhor forma de proteção contra as doenças.