Na abertura do 12º Cobrapem, a Presidente da SBP faz balanço positivo sobre os primeiros meses de trabalho da atual gestão

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), na atual gestão, tem ampliado a produção científica da entidade e fortalecido o trabalho em prol da valorização dos especialistas. Da mesma forma, tem ampliado seu espaço de interlocução com os representantes do governo e de outros órgãos em busca de soluções para os problemas que afetam o atendimento dos pacientes e a atuação dos médicos. Essa foi a avaliação da presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, na solenidade de abertura do 12º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem).

Na oportunidade, ela fez um rápido balanço do primeiro período da atual gestão, que completou um ano. Dra Luciana ressaltou que o conjunto de atividades, inclusive o fortalecimento de parcerias com outras entidades, como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), tem tornado a pediatria cada vez mais forte. “Consideramos o pediatra é o único habilitado a cuidar do futuro do País, assistindo às crianças e os adolescentes. Com mais este Congresso, a SBP estimula a capacitação e o ato de compartilhar conhecimento e experiências”, disse.

Ao seu lado estavam o dr Edson Ferreira Liberal, 2º vice-presidente da SBP; dra Isabel Rey Madeira, presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ); dr Paulo Solberg, presidente do 12º Cobrapem; drCrésio Alves, presidente do DC de Endocrinologia da SBP; dra Flávia Lúcia Conceição, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) – regional RJ; e draKássie Regina Neves Cargnin, conselheira responsável pela Câmara Técnica de Endocrinologia do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), representando a instituição, e também secretária do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP.

COMPROMISSO – Aos presentes, o 2º vice-presidente da SBP, dr Edson Ferreira Liberal, frisou que a diretoria da entidade, juntamente com seus parceiros, está conseguindo fazer um evento com alta qualidade e com valores reduzidos. Isso representa o cumprimento de um dos compromissos da atual gestão de ampliar o acesso dos associados aos encontros de atualização científica. Já dr Paulo Solberg agradeceu aos organizadores do Cobrapem, drs Gil Simões e Crésio Alves, e aos parceiros que também contribuíram para a realização do evento.A presidente da Soperj, dra Isabel Rey Madeira, destacou o carinho pelo Cobrapem e a importância dos médicos em fazer parte de uma sociedade de especialidade.

“Participo do Congresso desde a primeira edição, em 1995. Esse evento surgiu com o objetivo de reunir os profissionais da endocrinologia pediátrica. Viver e trabalhar com uma sociedade deixa o profissional com a sensação de realmente fazer parte de um grupo. É importante que essa união continue”, afirmou.

Na sequência, a draKássieCargnin disse que o Cremerj sempre investe na educação continuada em parceria com a SOPERJ e destacou que essa parceria é importante para ambas as instituições. Ainda na abertura do Cobrapem, os dirigentes convidaram todos os participantes interessados em atuar na área de endocrinologia pediátrica a se associarem à instituição a fim de fortalecer, ainda mais, a pediatria brasileira.

“A atual gestão da SBP tem conseguido ter uma diretoria compartilhada, com a participação de todos. Estamos fazendo visitas in loco a várias regiões do Brasil no intuito de verificar as condições de trabalho dos nossos colegas para que possamos melhorar cada vez mais”, acentuou dra Luciana Rodrigues Silva.