Nota de esclarecimento

No papel de uma entidade que tem entre seus principais objetivos zelar pela saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, e de suas famílias, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) endossa a nota da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o artigo publicado na Revista de Saúde Pública, e divulgado em outros canais de comunicação, com o tema Assédio da indústria de alimentos infantis a profissionais de saúde em eventos científicos.

A SOPERJ esclarece e reafirma que a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes sempre esteve e estará acima de qualquer questão. Com este firme propósito, trabalhamos diariamente em comunhão pela ética e pelo profissionalismo de nossos pediatras. Nossos eventos nunca fugiram ao cumprimento das leis sobre o assunto em questão e muito menos às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conscientes de nossa missão, promovemos eventos regulares para ampliar o conhecimento e a formação de nossos pediatras em todas as áreas e para alertar as famílias, e a população em geral, sobre temas referentes à saúde de nossas crianças e adolescentes. A proposta é sempre proteger nossas crianças para que elas cresçam de maneira saudável e recebendo o melhor para o seu desenvolvimento.

A SOPERJ se solidariza com todos os pediatras que exercem sua missão com seriedade, competência e profissionalismo. Sabemos que nosso maior interesse é uma vida saudável para nossas crianças desde o seu nascimento.

Especialmente neste mês, em que celebramos o Agosto Dourado, atuamos como principais agentes de informação, conscientização e incentivo ao aleitamento materno. Asseguramos nossa total consciência sobre a importância desse alimento de ouro para a evolução sadia de nossas crianças, particularmente em seus primeiros seis meses de vida, quando a amamentação deve ser fonte exclusiva de alimento do recém-nascido e do lactente, e estendida até os 2 ou 3 anos de idade com apoio de alimentação complementar.

Dr. Claudio Hoineff

Presidente da SOPERJ