NOTA DE REPÚDIO – Encerramento do atendimento materno-infantil do Hospital São Lucas / PUCRS

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Academia Brasileira de Pediatria (ABP), em nome de toda a especialidade, vêm à público manifestar total repúdio ao possível fechamento e transferência do atendimento materno-infantil e pediátrico do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para outra instituição do município de Porto Alegre. Tal conduta desconsidera a necessidade assistencial da população, a formação de médicos e especialistas, bem como as atividades de pesquisa desenvolvidas pela PUCRS.

A pediatria do Hospital São Lucas tem uma história marcante na medicina brasileira. As UTIs pediátrica e neonatal desta unidade foram inauguradas na década de 1970, tendo reconhecimento nacional e internacional por seu atendimento de vanguarda, pioneirismo e enorme contribuição à pesquisa, com inúmeros trabalhos publicados em todo o mundo.

Como instituição de ensino, contribuiu na formação de centenas de residentes e especialistas das diversas áreas de pediatria. Neste aspecto, há que se considerar que a residência de pediatria e subáreas pediátricas tiveram inicio há menos de uma semana, quando foi oferecido aos jovens médicos a possibilidade de serem treinados em uma instituição de referência no País. Para tal fim submeteram-se o difícil processo de seleção, venceram as barreiras da distância e, finalmente, ao serem selecionados para a vaga de residentes, foram surpreendidos com a decisão unilateral de fechamento das unidades. Entende-se que não há como admitir tamanha desconsideração e precipitação.

Ao reiterar o total desacordo com a medida, a SBP e a ABP pedem que as direções do Hospital São Lucas e da Universidade, bem como as autoridades municipais e estaduais, tomem medidas para evitar os prejuízos irrecuperáveis à população, tendo como foco a proteção e saúde da criança, a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento da pesquisa que beneficiam crianças e adolescente em todo o mundo. Entende-se que ainda é tempo para o diálogo e reconsideração.

 

Academia Brasileira de Pediatria (ABP)

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)