PARALISIA CEREBRAL É TEMA DE ENCONTRO NO RIO DE JANEIRO

SOPERJ e CREMERJ promovem Jornada de Atualização para diversas especialidades
 

A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) e o CREMERJ promovem, no próximo dia 11 de março, a Jornada de Atualização em Paralisia Cerebral, evento aberto a médicos e acadêmicos de Medicina. O objetivo é discutir aspectos médicos relacionados ao diagnóstico de Paralisia Cerebral. Especialistas da área de neurologia, pediatria, neurocirurgia, psiquiatria, fisiatria, neurofisiologia, gastroenterologia, pneumologia, ortopedia, radiologia e endocrinologia darão palestras e debaterão sobre o assunto. O encontro será das 8h às 17h no auditório Júlio Sanderson, do CREMERJ (Praia de Botafogo, 228, ljs 103 a 106, em Botafogo).
 

Organizadora do evento, a neuropediatra Heloísa Viscaíno afirma que “é fundamental integrar os avanços de todas estas áreas no tratamento destas crianças e planejar ações conjuntas para cada paciente”. Segundo ela, a paralisia cerebral é um diagnóstico bastante comum. Dados mostram que 2,11/1000 nascidos vivos têm esta condição, que os acompanhará por toda a vida. Apesar de comum, a médica acredita que o manejo da doença é complexo, “pois depende da atuação de um time de profissionais de especialidades variadas e de abordagens complementares”.
 

As iniciativas de organizar melhor a atenção a estas crianças vem ocorrendo em todo o mundo. Algumas já bastante estruturadas, como as realizadas pela Sociedade Americana de Paralisia Cerebral (AACPDM) e a Europeia (EACD) já existem há várias décadas. Recentemente, estabeleceu-se um consórcio mundial denominado Aliança Internacional para a Paralisia Cerebral e Deficiência Infantil (International Aliance for Cerebral Palsy and Childhood Disabilities). A partir da criação deste consórcio, países latino-americanos se reuniram e fundaram, no ano passado, a ALDID (Associação Latino Americana para o Desenvolvimento e a Deficiência Infantil), que caminha aliada aos preceitos da Aliança Internacional e também apoia e incentiva este encontro.