PEDIATRAS DO RIO ALERTAM PARA VIOLÊNCIA CONTRA ADOLESCENTES

CONSOPERJ discute o tema que afeta mais de 17% da população brasileira

 

O Censo 2010 do IBGE indica que 17,9% da população brasileira, pouco mais de 34 milhões de pessoas, é formada por adolescentes. Isso significa que uma atenção especial deve ser dada a esse segmento da população. No entanto, a violência faz parte do cotidiano delas e, por isso, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) vai promover uma conferência sob o tema “O atendimento na emergência do adolescente vítima de violência” na abertura do XII Congresso de Pediatria da SOPERJ (CONSOPERJ), no próximo dia 10, às 9h45, no Centro de Convenções Sul-América, no Rio de Janeiro.

 

“Ao contrário do que possa parecer, a violência não constitui um fenômeno recente e os adolescentes aparecem como protagonistas, graças à crença de serem propriedades dos seus pais”, lamenta Daniella Santini Souza Lemos, presidente do Comitê de Adolescência da SOPERJ. “Embora os atos violentos possam manifestar-se sob diferentes maneiras, em diferentes espaços e classes sociais, é no meio familiar que observamos a ocorrência mais significativa”, completa.

 

Segundo ela, “é preciso que o profissional de saúde esteja preparado, com escuta e olhar atentos, aliados a uma abordagem ampla no atendimento à criança e ao adolescente, a fim de identificar situações de risco, minimizando os prejuízos à saúde do indivíduo, contemplando, adequadamente, as novas demandas do atendimento médico preventivo e curativo”, diz a pediatra. Daniella Santini ressalta que “a adolescência é um período de transição da infância para a vida adulta, repleta de transformações biológicas, psíquicas e sociais que, por conseguinte, apresenta maior vulnerabilidade aos agravos”, conclui.

 

A conferência sobre violência contra o adolescente será presidida pela pediatra Fátima Coutinho, ex-presidente da SOPERJ, e terá como palestrante Rachel Niskier Sanchez, da Sociedade Brasileira de Pediatria e Conselheira Titular do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro.

 

Segundo a presidente da SOPERJ, Isabel Rey Madeira, “o objetivo nesse XII CONSOPERJ é de nacionalizar o congresso, trazendo pediatras de outros estados. Além do tema central, Emergência, vamos abordar atualizações em temas clássicos de Pediatria, tradicionalmente uma marca do CONSOPERJ. E teremos como novidade seções interativas e as clássicas exposições de pôsteres e temas livres, com oportunidade para a troca de saberes”.