PEDIATRAS DO RIO DEBATEM INFLUÊNCIA DO MEIO-AMBIENTE NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Fórum será uma das atividades do Congresso de Pediatria, em outubro no Centro do Rio

A poluição, a violência urbana e a pobreza reduzem a qualidade de vida e tornam as cidades cada vez mais insalubres. O meio-ambiente, afetado pela industrialização e pelos avanços tecnológicos, interfere no bem-estar das pessoas e nas relações humanas. E as crianças e os adolescentes, enquanto se desenvolvem, “precisam que o meio, representado pela família e pela sociedade, vivam experiências positivas que vão moldar o corpo e a mente. Falhas do ambiente vão se transformar em problemas na estrutura do indivíduo”.

Esse será um dos alertas que o psiquiatra e psicanalista Roberto Santoro, membro do Comitê de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), vai fazer no Fórum “Criança e Meio Ambiente”, no próximo dia 11 de outubro, durante a 12ª edição do Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro – CONSOPERJ.

“Nossa cultura valoriza a formação técnico-científica em relação ao desenvolvimento da sensibilidade e da empatia. Assim, o pensar sobre o mundo substitui muitas vezes o viver no mundo, com a consequente desvalorização das relações humanas e do meio-ambiente”, diz ele. “Somente a reconexão afetiva com o mundo humano e natural mudará a relação competitiva e predatória que gera muitas das catástrofes ambientais e humanas”, completa o médico.

O XII CONSOPERJ será de 10 a 12 de outubro no Centro de Convenções Sul-América, no Centro do Rio de Janeiro. Este ano o tema central será “Emergência”, e entre conferências, mesas redondas, painéis e fóruns, o evento terá cerca de 60 atividades. O fórum que vai abordar as questões da criança e do meio ambiente será interdisciplinar, com a presença de outros setores da sociedade, tendo por objetivo gerar um documento a ser divulgado após o CONSOPERJ.

Segundo a presidente da SOPERJ, Isabel Rey Madeira, “o objetivo nesse XII CONSOPERJ é de nacionalizar o congresso, trazendo pediatras de outros estados. Além do tema central, Emergência, vamos abordar atualizações em temas clássicos de Pediatria, tradicionalmente uma marca do CONSOPERJ. E teremos como novidade seções interativas e as clássicas exposições de pôsteres e temas livres, com oportunidade para a troca de saberes”.