PNEUMONIA E O PAPEL DO PEDIATRA

A pneumonia permanece a principal causa de morte por infecção em crianças menores de 5 anos em todo o mundo,  tendo causado  o óbito de 920.136 crianças em 2015. Uma das metas do Desenvolvimento Sustentável é  reduzir as mortes preveníveis em recém nascidos para 12/ 1000 nascidos vivos  e crianças menores de 5 anos  para 25 / 1000   até 2030.  Esta meta só será alcançada se  forem realizados esforços para reduzir as mortes por esta doença.

Desde o ano de 2009, o dia 12 Novembro é dedicado a discussão sobre pneumonia  com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre o tema e promover ações visando sua prevenção e tratamento.

As medidas necessárias para redução do número de casos e de óbitos são simples:

Prevenção : Aleitamento materno exclusivo nos 6 primeiros meses de vida, pois sabe-se que o risco de morte por pneumonia é 15 vezes maior nos não amamentados.  Vacinação ( Pneumocócica, Haemophilus Influenzae tipo B, Coqueluche e Sarampo). Redução da poluição doméstica e da exposição ao tabaco, medidas de higiene como lavar as mãos com sabão. Prevenção ao vírus HIV já na gestação.

Tratamento: Acesso fácil aos Serviços de saúde, Oximetria e Antibióticos.

O Pediatra tem papel fundamental  durante a puericultura orientando  alimentação adequada , explicando  sinais de gravidade da doença, cobrando calendário vacinal, prestando atendimento rápido e resolutivo e  lutando por políticas de saúde que  levem à todos condições de vida dignas, o que certamente contribuirá na redução das mortes pela doença.

Vera Lucia Oliveira /  Comitê de Doenças do Aparelho Respiratório