Por que ir ao IX CONSOPERJ?

Por que ir a um congresso? Muitas perguntas surgem quando se decide organizar ou participar de um congresso. Os organizadores de um congresso de pediatria, por exemplo questionam: quais são as reais demandas do residente e do profissional que trabalha no posto de saúde, no consultório, nas emergências, nas maternidades, no interior do estado? Estejam certos que atender às expectativas de um grupo tão heterogêneo está longe de ser uma tarefa fácil.
Os que decidem participar de um congresso querem saber: o congresso é muito caro? Será que a programação atende à minha necessidade de conhecimento? Quem vai ao congresso? Onde será o congresso? Como organizar minha vida pessoal e colocar o meu trabalho em “stand by” por alguns dias? Esta também é uma tarefa que exige esforço pessoal e, às vezes, de um grupo inteiro de profissionais.
Isto ficou evidente neste IX CONSOPERJ, quando houve o envio de 148 trabalhos, mostrando que o Rio, a despeito das dificuldades, se constitui em um grande centro de produção de conhecimento, mesmo em instituições voltadas primordialmente à assistência em saúde.

Um congresso de pediatria também é um espaço onde, além da troca de conhecimentos, existe a troca de informações dos diversos locais que participam da rede (pública e privada) de atenção ao recém-nascido, à criança e ao adolescente. Por isso, a participação na apresentação de temas livres é fundamental! Através dos congressos procura-se difundir as boas práticas da atividade médica e, também, diante da realidade de cada um, encontrar possibilidades de consolidá-las nos serviços. Entende-se que podemos não viver ou trabalhar no melhor dos mundos, mas podemos fazer o melhor no mundo em que vivemos ou trabalhamos.
Mas ir ao CONSOPERJ também pode ser uma oportunidade de reencontro de amigos de faculdade, de colegas de residência, de pós-graduação e de trabalho. A SOPERJ reconhece o esforço de todos os pediatras em manter uma boa qualidade de atendimento às crianças e adolescentes do Rio de Janeiro e, através do CONSOPERJ, procura criar um ambiente que seja um espaço onde o pediatra do nosso estado possa discutir as suas dificuldades, apresentar as suas demandas e encontrar o conhecimento científico que procura. Desta forma, esperamos que o congresso atenda às expectativas da maior parte dos participantes e que o esforço de todos que decidiram alterar suas rotinas seja muito bem recompensado. Até breve!
* Presidente da Comissão de Temas Livres do IX CONSOPERJ e integrante da Diretoria de Publicações da SOPERJN