Prevenção da Meningite

O objetivo desta matéria é dar informações importantes sobre a meningite de forma a ajudá-los a procurar atendimento médico em tempo hábil, visando, sempre que possível, um maior sucesso no combate a essa doença.

 

> O que é a meningite? É uma inflamação das meninges, membranas que revestem o sistema nervoso. Quando a inflamação se dá no cérebro, chama-se de encefalite. Às vezes há inflamação tanto das meninges quanto do cérebro, chamando-se então de meningo-encefalite.

 

> Sinais e Sintomas É de grande importância o reconhecimento precoce da meningite, para que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível. Pessoas com febre alta, dor de cabeça, vômitos, prostração, confusão mental,devem ser examinadas por médico. Outros sinais de meningite são: manchas roxas no corpo, que não desaparecem quando comprimidas por copo de vidro (sinal do copo); dificuldade de dobrar a cabeça para a frente (flexão); de manter as pernas completamente estendidas, ao se fazer o movimento de flexão da cabeça sobre o tronco; de manter as pernas em extensão, ao fleti-las sobre o tronco. Tudo isso com o paciente deitado. Em caso de dúvida, está indicada a punção lombar, que é um procedimento simples e seguro, quando realizada por profissionais experientes. Quanto mais precoce o tratamento, melhor o resultado. Quanto mais tardio, pior o prognóstico, tanto em relação à vida quanto às seqüelas.

 

> Causas As meningites e encefalites podem ser causadas por vírus (sarampo, caxumba, rubéola, varicela, enterovírus, vírus herpes, e outros) e bactérias (meningococos, Haemophilus influenzae do tipo b, pneumococos, bacilo da tuberculose). Há outras causas, mais raras. Quanto mais jovem a criança, maior o risco.

> Medidas preventivas – Melhoria das condições de vida e nutricionais. – Aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. – Evitar aglomerações em lugares fechados. – Cuidados de isolamento do paciente nas primeiras 24 horas de tratamento. – Administração de antibiótico (Rifampicina) às pessoas que estiveram em contacto íntimo com o paciente. Isto só está indicado nos casos de meningite por Haemophilus influenzae do tipo b (Hib) e meningococos. – Vacinas BCG (contra tuberculose), contra Hib, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, paralisia infantil (o vírus da paralisia infantil ou poliomielite é um dos enterovírus). As vacinas contra meningococos e pneumococos, pela sua eficácia – baixa em crianças pequenas, só são utilizadas em situações especiais ou em campanhas, sob orientação dos órgãos de saúde pública ou por orientação médica.

> Quando procurar atendimento médico ? Sempre que houver sinais e sintomas que façam suspeitar de meningite.