Prevenção de Acidentes

QUEDAS Nessa idade, a criança aprende a jogar bola, pular, correr, andar de bicicleta e se moe incrivelmente depressa. São tantas habilidades novas que as chances dela se acidentar se multiplicam. Tranque a porta de todo local perigoso. Coloque grades nas janelas. Cerque o local onde ela brinca. Não a deixe sozinha nos brinquedos do playground. No caso de uma queda feia, chame o médico.

 

ATROPELAMENTO Na idade escolar, a criança fica muito mais exposta a um atropelamento, porque tem maior liberdade e possivelmente vai e volta sozinha da escola. Por isso, ensine desde cedo como a rua é perigosa. Faça seu filho brincar só em lugares seguros, como playgrounds e outros locais cercados. Agora você deve ensinar as regras básicas do trânsito, como a travessia de ruas na faixa de pedestres, obedecendo ao sinal. Procure saber se a escola tem um guarda de trânsito para proteger as crianças na travessia da rua. Se não houver, peça à escola ou organize um sistema com outras mães.

 

AFOGAMENTO Nessa idade, mesmo que seu filho já saiba nadar, ele não está totalmente seguro na água. Não permita que ele brinque perto de mar, rios, lagos e piscinas sem um adulto por perto. Nunca deixe que ele nade em águas com correnteza. Ensine que ele deve nadar só onde a água dá pé e sempre equipado de bóia ou colete salva-vidas adequado à sua idade e tamanho.

 

BATIDA DE CARRO Proteja seu filho de graves ferimentos em caso de batida. Quando bebê, coloque no assento especial para a sua idade. A partir da idade escolar, sente-o sobre um almofadão bem firme, que o eleve até que o cinto de segurança possa ser afivelado sem prender o pescoço. No banco de trás, onde o cinto é do tipo subabdominal, não prenda a barriga, prenda as coxas. Dê exemplo, sempre afivelando seu próprio cinto.

 

QUEDA DE BICICLETA A velocidade, a dificuldade de equilíbrio e a liberdade são causas de acidente relacionadas à bicicleta. Ensine seu filho a se divertir com segurança. Ele deve sempre usar capacete ciclístico quando sair de bicicleta, pois batidas na cabeça podem ser mortais. Não o deixe pedalar pela rua. Ele ainda não sabe as regras de trânsito para andar com segurança. Ajuste a bicicleta para não ser alta demais para ele.