Prevenção e tratamentos de doenças em crianças e adolescentes: a pauta do 37º Congresso Brasileiro de Pediatria

Prevenção e tratamento das patologias mais prevalentes em crianças e adolescentes serão algumas das questões mais importantes abordadas no 37º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), que será realizado de 12 a 16 de outubro, no Riocentro e reunirá cerca de 270 conferencistas e palestrantes do Brasil e exterior. Com previsão de receber 5 mil pediatras, o congresso terá, na programação científica, temas como adolescente com doença crônica, genética, morte súbita na infância, prevenção da aterosclerose, prevenção de acidentes, o estresse e a queda de imunidade, atividades físicas, imunodeficiências, emergências urológicas, atenção à criança em risco de violência familiar, doenças neurológicas, alimentação saudável, uso racional de antibióticos, entre outros. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ).

Segundo o presidente do Congresso e também presidente da SOPERJ, Edson Liberal, o evento vai abordar questões sobre prevenção e tratamento das patologias mais prevalentes em crianças e adolescentes e salientar questões como a saúde mental e o bem-estar físico e emocional. “Nosso objetivo é que o paciente como um todo seja visto pelo pediatra. Também discutiremos sobre o atendimento ambulatorial de puericultura na rede privada”, informa Edson Ferreira Liberal.

Ainda dentro do Congresso Brasileiro de Pediatria acontecerá o I Fórum Internacional de Educação Pediátrica, que reunirá lideranças da América do Sul, dos Estados Unidos e da Europa. Elas vão debater o novo Currículo Pediátrico Global e a Residência em Pediatria de três anos. O Fórum será no dia 14 de outubro e vai discutir o atual cenário para o exercício da Pediatria com objetivo de projetar e consolidar avanços na formação qualificada do pediatra.

Nos dois primeiros dias do Congresso, 12 e 13 de outubro, especialistas brasileiros e de países como Inglaterra, Estados Unidos, Argentina e Peru participam do Simpósio Internacional de Dermatologia e Medicina do Adolescente. Segundo Kerstin Taniguchi Abagge, presidente do evento, um dos destaques será a conferência do professor John Harper, do Institute of Child Health, da University College London. Entre os temas programados estão “Erupção vesicular associada à dermatite atópica”, “Escabiose e Pediculose“, “Úlcera genital em lactentes – desafio diagnóstico” e “Dermatoses neonatais persistentes”.

Nos dois dias seguintes, 14 e 15, será a vez do I Simpósio de Medicina do Adolescente, com caráter multidisciplinar. O programa contempla mesas-redondas como “Avanços na condução de casos de excesso de peso na adolescência”, “Sexualidade e saúde reprodutiva na adolescência” e “Redução da Maioridade Penal”. O evento terá na presidência a Dra Katia Telles Nogueira, do Departamento Científico da Adolescência da SBP.

Lançamento – No dia 13 de outubro, haverá o lançamento de dois livros: “PSIQUIATRIA INFANTIL”, de Roberto Santoro, presidente do Comitê de Psiquiatria da SOPERJ, e “NUTROLOGIA PEDIÁTRICA”, de Mônica Moretzsohn e Helio Rocha, ambos do Comitê de Nutrologia da SOPERJ.