PUERICULTURA, O TEMA CENTRAL DO XI CONGRESSO DE PEDIATRIA NO RIO

Durante três dias SOPERJ debate acompanhamento do recém-nascido ao adolescente

A Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (SOPERJ) promove, de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções Sul-América (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova), o XI Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (CONSOPERJ), que esse ano terá como tema Puericultura. Os cerca de 1.500 pediatras esperados no evento vão debater o acompanhamento do crescimento, do desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança. “Com a puericultura, podemos detectar problemas de forma precoce, avaliar se há alguma falha ou atraso no desenvolvimento da criança e intervir o mais cedo possível diante de alguma alteração”, comenta Edson Liberal, presidente da SOPERJ.

Luciano Abreu será o conferencista na abertura do CONSOPERJ. Segundo ele, a “puericultura, assim como toda a medicina preventiva, passa por uma crise de identidade. Em razão disso, podemos fazer alguns questionamentos. Será que o acompanhamento de crianças e adolescentes saudáveis é capaz de prevenir doenças e promover o bem-estar do ser humano em desenvolvimento? Será possível prevenir as doenças crônicas do adulto ainda na infância? Estará o pediatra preparado para os desafios impostos pelas mudanças que se fazem necessárias na prática secular da puericultura?”. Para o pediatra, “como em toda crise, é preciso meditar sobre o que somos e qual é a nossa história. Que desafios o futuro apresenta para a puericultura com as perspectivas de manipulação genética e biotecnologia? É preciso responder a essas perguntas. Passado, presente e futuro, revistos, analisados e projetados tornarão a prática da puericultura mais consciente e consistente”, diz ele.

O pediatra geral é o principal público-alvo do Congresso. Mas a puericultura, com toda sua complexidade que passa pelo acompanhamento desde o recém-nascido até o adolescente, com doenças crônicas e deficiências, não será o único assunto na pauta dos pediatras. Adicionalmente, crescimento e desenvolvimento, aleitamento materno, alimentação saudável, imunização e antibioticoterapia também serão abordados.

Além dos debates do Congresso, o XI CONSOPERJ terá outras atividades. No dia 10, por exemplo, haverá uma oficina que terá como tema “A difícil tarefa dos Preceptores de Residência Médica – dividindo problemas”. No dia 11, as pediatras Anna Tereza Moura e Luciana Borges vão coordenar um simpósio multidisciplinar que vai abordar a questão da violência familiar. Nos três dias do encontro, haverá, ainda, minicursos. No dia 9, sobre doenças gastrointestinais e adolescência; no dia 10, sobre reumatologia pediátrica; e no dia 11, sobre doenças infecciosas na pneumologia pediátrica e sobre alegria, do ambulatório à UTI pediátrica.

Para Edson Liberal “a realização do XI CONSOPERJ fortalece o objetivo dos pediatras do Rio de difundirem seus ideais e seus objetivos por toda a sociedade, a fim de garantir a preservação da saúde de crianças e de adolescentes, bem como de integrar e atualizar os pediatras, promover as pesquisas científicas, incentivar o ensino da Medicina e realizar diversas atividades em todo o Estado do Rio de Janeiro”, finaliza o presidente da SOPERJ.

DB Press – Debora Meth / Sergio du Bocage

Tels. (21) 99963.8533 / 99995.7576