Reunião no UNICEF sobre Vacinação

A SOPERJ esteve presente nesta terça-feira, 4 de julho, na sede do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), no Rio de Janeiro. O encontro foi para discutir e avaliar como está a vacinação de crianças e adolescentes na cidade.

O Dr. Claudio Hoineff, presidente da SOPERJ, participou do encontro onde foram apresentados, pelo UNICEF, dados referentes ao estágio de imunização na região e discutidas estratégias para melhorar os índices de vacinação infantil. Ficou clara a importância do tema e de pensar em conjunto com todas as áreas envolvidas e formas de melhorar o quadro atual de baixa vacinação nessa população.

Os dados são do estudo lançado pelo UNICEF, em abril deste ano, que analisou o número de crianças sem imunização no mundo e a percepção da população sobre as vacinas. Foram coletadas informações, de 2019 a 2021, de 112 países.

A Dra. Isabella Ballalai, presidente do Departamento Científico de Imunizações da SOPERJ, também esteve presente na reunião e explicou que a OMS usa como parâmetros para avaliar o sucesso do programa de imunizações a cobertura vacinal para as vacinas DTP e poliomielite. A médica é diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Alguns dados do estudo:
  • 67 milhões de crianças no mundo ficaram sem as doses preconizadas da vacina DTP entre 2019 e 2021.
  • O Brasil é responsável por 40% das crianças sem nenhuma vacina DTP na América Latina.
  • 2,4 milhões de crianças no Brasil ficaram sem as doses preconizadas da vacina DPT entre 2019 e 2021. Dessas, 1,6 milhão não receberam nenhuma dose.
  • Com relação à vacina contra a pólio, 1,66 milhão de crianças sem nenhuma dose da vacina no Brasil.
  • No Estado do Rio de Janeiro, foram 175 mil crianças que não receberam nenhuma dose da vacina DTP entre 2019 e 2021. O que representa cerca de 30% dos nascidos vivos no período em foco.
  • 156 mil não receberam nenhuma dose da vacina contra a pólio no mesmo período.

Estiveram presentes também representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde – o secretário Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr., também conhecido como Dr. Luizinho, do Ministério Público e de outras áreas do poder público.