Reuniões Administrativas da SOPERJ

Regularmente a diretoria da SOPERJ faz reuniões administrativas na sede para avaliação de decisões, debates sobre atividades científicas e também sobre o andamento da comunicação tanto do site quanto das redes sociais.

Um destes encontros foi para avaliação da comunicação online nas redes sociais e no site SOPERJ. Nestes encontros, algumas metas são traçadas como crescimento da presença digital da Sociedade, avaliação de sugestões de associados e se estratégias estão no caminho certo. O  grupo avaliou algumas possibilidades para ampliar a divulgação dos eventos, conteúdos de interesse do pediatra e do público em geral.

Participaram do encontro membros da diretoria e equipe de jornalismo/conteúdo da Soperj (DC Press).

Crescimento do Site

Entre os pontos positivos, observou-se um crescimento na visitação do site. Pelas análises feitas para detectar os motivos do aumento dos índices, está à atualização constante de informação fundamental para condutas dos pediatras e população em geral, como a vacinação. Eventos para médicos, alertas à população, pareceres dos GTs e informes à imprensa sobre o tema em destaque na mídia foi fundamental.

O crescimento no primeiro trimestre de 2022 no site da SOPERJ foi de 24.17%, com quase 160 mil páginas lidas (158.274) e 112 mil usuários. Os acessos, como previsível, foram de 94% vindos do Brasil, mas também recebeu visitas de Portugal, Angola, Estados Unidos, Moçambique, Suécia, Alemanha e Paraguai.

Os temas procurados estão equilibrados tanto em relação a novos materiais, como artigos e documentos sobre vacinação assim como outros assuntos publicados há mais tempo.

Para aumentar esse engajamento, a SOPERJ está criando algumas orientações de formato das publicações para uma padronização de conteúdo para melhor ranqueamento no Google.

No Instagram

Já nas redes sociais, o perfil no Instagram está quase chegando aos 4.600 seguidores, um aumento de cerca de 300 seguidores. Nas publicações estão eventos, alertas à população, lembretes e artigos. Os sócios podem observar que os eventos passaram a ter um marcador para lembrar dia e hora do início da atividade, através do uso de um recurso do Instagram.

Para auxiliar neste crescimento e fortalecimento digital da SOPERJ, é importante que os sócios compartilhem sem seus perfis as postagens da Sociedade e curtam as publicações para aumentar o engajamento, que vai gerar uma boa interpretação do algoritmo do Instagram. Foram quase 30 postagens, entre imagens, vídeos, stories e reels, nos primeiros três meses, com quase 25 mil pessoas alcançadas.

Novas reuniões periódicas já estão agendadas para novas avaliações e definições de índices de crescimento da área de comunicação.