*Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019

 

Mais uma Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece neste mês de agosto. Esse ano será a 28ª edição da campanha, chamada de Agosto Dourado. No Brasil, as ações de orientação sobre amamentação não acontecem apenas em uma semana, duram todo o mês, e a SOPERJ promove e apoia vários eventos para marcar a conscientização.

 

Este ano o tema é “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro”. O objetivo é fortalecer o apoio à mulher que amamenta, destacando a importância da participação e suporte da família neste momento. “Nós estaremos enaltecendo esse apoio. Isso é importante não só para a família como para profissionais de saúde e a sociedade como um todo”, destacou Dra. Carmem Elias, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SOPERJ e coordenadora da campanha na Sociedade.

 

Para a Dra. Adeir Brazileiro, membro do Departamento de Aleitamento Materno, é muito importante falar a respeito do ato de amamentar. Ela destaca que esse é o momento em que o mundo se volta para o tema e enfatiza a importância de orientar sobre os benefícios da amamentação. “É um momento único para transmitirmos às mães as vantagens do aleitamento materno. Nenhum medicamento é mais eficaz na proteção de infecções, diminuindo os casos graves, as internações e as desidratações, do que o leite materno. Ele previne obesidade, dislipidemias, diabetes tipo 2. A amamentação é um ato de amor e aumenta o vínculo mãe e filho, os olhos nos olhos, o contato pele a pele.”

 

Planejamento e Agenda da Semana Mundial de Aleitamento Materno

 

O planejamento da campanha é feito ao longo do ano com os pediatras da SOPERJ se reunindo e discutindo os principais tópicos que farão parte da mobilização. A Sociedade procura orientar sobre amamentação constantemente e intensifica os esclarecimentos durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

 

São várias ações programadas para o mês de agosto, desde atividades para a população até palestras voltadas para os profissionais de saúde. Como acontece nas campanhas de amamentação da SOPERJ, as ações contam com a participação da família lúdica da Sociedade. “A família lúdica estando presente ela ajuda a promover e dá o selo SOPERJ no evento”, explicou Dra. Carmem.

 

Mamaço e Roda de Conversa

 

A primeira atividade aconteceu no dia 3 de agosto, no auditório da Paróquia São José, na Lagoa/RJ. Apesar da chuva e do frio, o evento teve uma boa presença da população. As mães e os profissionais de saúde puderam trocar experiências e informações sobre amamentação. A ação aconteceu pela manhã.

 

XXV Seminário Estadual da Semana Mundial de Amamentação

 

O evento acontece no dia 7 de agosto no Hospital dos Servidores de Estado, das 9h às 12h30. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde com o apoio do Hospital dos Servidores e a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês). O tema é o empoderamento de mães e pais em favor da amamentação.

 

A presidente do Departamento de Aleitamento da SOPERJ, Dra. Carmem, estará presente como moderadora da mesa “Desafios da Assistência à Amamentação no Estado do Rio de Janeiro”.

 

II Workshop de Aleitamento Materno

 

Com o objetivo de trabalhar a prática da amamentação, o workshop será no dia 13 de agosto, na Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá. A atividade começa às 8h e termina às 17h.

 

Segundo a Dra. Carmem, é importante orientar os profissionais de saúde sobre a prática da amamentação. A pediatra enfatiza que há a teoria, o embasamento, mas é necessário ter um olhar para essa prática. “É importante observar uma mamada, vivenciar casos clínicos para poder melhor preparar não só pediatra como outros profissionais de saúde.”

 

Outras atividades

 

Além das ações para a população e para os pediatras, a SOPERJ também estará divulgando o tema nos veículos de comunicação. Dra. Carmem informou que a Sociedade estará presente em programas de televisão para esclarecer e tirar as dúvidas sobre aleitamento materno.