*Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução

Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução

 

Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Esse é um tema delicado que a SOPERJ vem discutindo há algum tempo com os pediatras e familiares em suas atividades científicas. Através do Departamento de Saúde Mental, a Sociedade estimula o debate e esclarece questões importantes sobre o assunto.

 

A data oficial da mobilização é 10 de setembro e foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. As ações pela causa acontecem durante todo o mês e vários locais do país ficam iluminados de amarelo para alertar e conscientizar a população. O tema da campanha este ano é “Falar é a melhor solução”.

 

A SOPERJ e as Ações

 

A SOPERJ destaca que a tentativa de suicídio é a principal causa de emergência pediátrica entre os adolescentes, e falar sobre o problema é muito importante. Segundo a Dra. Gabriela Crenzel, presidente do Departamento de Saúde Mental, os membros do Departamento se reuniram no dia 9 de setembro para definir as ações que serão realizadas para estimular a discussão.

 

Uma das propostas é divulgar, nas redes sociais da Sociedade, os vídeos produzidos pela instituição abordando a importância da temática, os fatores de risco e o papel do pediatra na questão. O material contou com a contribuição do Dr. Orli Carvalho, membro do Departamento de Saúde Mental. Além disso, está prevista a elaboração de um material sobre o assunto para ser divulgado no site e nas redes sociais.

 

O Dr. Orli também participou de um evento sobre o tema, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), em Manguinhos. O pediatra apresentou, no dia 5 de setembro, a palestra “Vazios curriculares sobre o comportamento suicida na formação médica pediátrica: o triplo tabu”.

 

Além dos vídeos disponíveis no Canal do Youtube, a SOPERJ também tem no Soundcloud da Sociedade esclarecimentos sobre o tema. A entrevista, feita com o Dr. Orli durante o último CONSOPERJ, em 2018, destaca o adolescente e o comportamento suicida.

 

Para conferir o conteúdo sobre o assunto no Youtube e no Soundcloud da SOPERJ acesse os links abaixo.