SUS: médicos que tentaram salvar o bebê Arthur serão homenageados

Arthur foi baleado quando estava na barriga da mãe | Reprodução
 

A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio (Soperj) fará, amanhã, uma homenagem à equipe médica da UTI Neonatal do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes e do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, ambos em Duque de Caxias. Foram profissionais dessas unidades que tentaram salvar a vida do bebê Arthur, baleado, em 30 de junho, quando ainda estava na barriga da mãe. O pequeno faleceu em 30 de julho, após passar um mês internado.

Em nota, a Soperj diz acreditar "que homenagear pediatras, intensivistas e cirurgião que estavam na sala de parto é reconhecer que desenvolveram um trabalho árduo, que é tratar de uma criança que foi baleada dentro do útero e que sobreviveu heroicamente, mesmo que por pouco tempo. O ato de salvar uma vida a qualquer preço, mesmo na diversidade e mesmo em todas as condições que existem no serviço público e de um modo geral, é reconhecer que essa equipe foi motivada por salvar uma vida que estava se preparando para nascer. Para a Soperj, a equipe está de parabéns por não ter medido esforços para salvar esta vida".

Serão homenageados os médicos Eduardo de Macedo Soares, Glaucia Martin Pereira Debernardo, Jacqueline Miguez Salles, Luiz Miller e Claudia Teixeira Trannin.