Telemedicina: Como funciona na prática?

A Telemedicina era um formato de atendimento que estava sendo debatido bem antes da pandemia. Entretanto, com a necessidade do distanciamento, e sem a possibilidade do atendimento presencial, ela se tornou uma escolha importante para o acompanhamento médico.

A definição da Telemedicina explica que se trata de um serviço médico, mediado por tecnologia e comunicação, que visa levar assistência médica à população (consultas, interpretação de exames, emissão de laudos médicos, educação etc).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, já em 2003 foram iniciados projetos e pesquisas, visando uso de diversas ferramentas tecnológicas. De lá para cá, muitos debates e discussões aconteceram, de forma, cada vez mais, intensiva.

O tema ganhou muita importância e também gerou muitas dúvidas, o que fez com que, em 2022, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgasse uma nova norma, que está em vigor. A Resolução nº 2.314/2022 (arquivo PDF) define e regulamenta a Telemedicina no Brasil. Já a Sociedade Brasileira de Pediatria desenvolveu uma publicação, explicando o passo a passo da questão.

De acordo com o CFM, a norma “assegura ao médico, devidamente inscrito nos Conselhos Regionais de Medicina, a autonomia de decidir se utiliza ou recusa a Telemedicina, indicando o atendimento presencial sempre que entender necessário”.

A SOPERJ destaca que a Telemedicina é um instrumento complementar para auxiliar o atendimento e melhorar o acesso à saúde, podendo ser um aliado no acompanhamento de crianças e adolescentes. Mas, reforça que nada substitui a consulta presencial, que é fundamental para fortalecer o vínculo com as famílias.

A mesma mensagem é compartilhada pelo CFM, que mantém a consulta médica presencial como padrão ouro e de referência.

Todos os médicos devem ter atenção especial e observar todos os passos da regulamentação entre eles:

  • Atenção à Lei de Proteção de Dados,
  • Investir em equipamento adequado,
  • Encontrar local correto para o atendimento,
  • Escolher ambiente virtual de atendimentos,
  • Certificação digital,
  • Definir a plataforma para o prontuário eletrônico,
  • Checar qualidade de conexão de internet,
  • Treinar a equipe de atendimento,
  • Definir que pacientes se adaptam melhor ao atendimento.

A Telemedicina pode ser exercida nas seguintes modalidades de teleatendimentos médicos: teleconsulta; teleinterconsulta; telediagnóstico; telecirurgia; telemonitoramento ou televigilância; teletriagem; e teleconsultoria.

Em função de diversas dúvidas observadas, a SOPERJ publicará novos artigos e reportagens sobre o tema.