Conscientização sobre o Retinoblastoma

Neste mês de setembro, mais uma data importante: o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma – 18 de setembro. A iniciativa, intitulada “De olho nos olhinhos”, tem como objetivo chamar a atenção para o problema e ajudar no reconhecimento dos sinais deste câncer que acomete crianças pequenas e pode afetar um ou ambos os olhos.

A ideia do alerta foi dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, que têm uma filha diagnosticada com um tipo raro de câncer nos olhos. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO); Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO); Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE); Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP); Departamento de Oftalmologia da UNIFESP; Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC); e Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA) estão apoiando a mobilização. A SOPERJ também se une ao movimento para esclarecer à população e aumentar a visibilidade para o tema.

O que é a doença

O retinoblastoma é a neoplasia intraocular mais comum da infância. Aproximadamente 90% dos casos acometem crianças abaixo dos 5 anos de idade. O sinal inicial mais comum é a leucocoria (pupila branca), presente em aproximadamente 70% dos casos, diagnosticado com o teste do reflexo vermelho, que consiste em uma importante ferramenta para o seu diagnóstico precoce.

As instituições envolvidas produziram uma cartilha para informar e auxiliar pais, familiares, profissionais de saúde, cuidadores e professores sobre o tema.

Cartilha Retinoblastoma

Na área para os pediatras, aqui no site, também foi incluído um artigo sobre o assunto, produzido pelo Grupo de Trabalho de Oftalmologia Pediátrica da SOPERJ, presidido pela Dra. Viviane Lanzelotte. O texto é de autoria da Dra. Clarissa Mattosinho, membro do Grupo de Trabalho de Oftalmologia.

Retinoblastoma